quinta-feira, 11 de junho de 2015

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor. 
 E foi só nessa frase de Paulo Freire que pensei enquanto ouvia minha mãe repetir uma fala que havia ouvido durante o dia na escola onde trabalha como merendeira "cotas raciais náo deviam existir porque inferiorizam o negro".
Ela repetiu com fervor a fala pronunciada por uma professora branca, dona de terras e muito conhecida na cidade. Minha mãe que é negra, assim como eu, foi levada a acreditar que as cotas são privilégio que não merecemos. Eu ouvi na voz dela o peso que ela carrega por ser negra, por náo ter chegado nem ao final na sexta serie, minha mãe por falta de conhecimento, conhecimento este que talvez ela tivesse tido oportunidade de ter caso na época dela existissem cotas raciais, minha querida mãe não conhece a história do nosso povo negro, nosso povo que ainda batalha pra conseguir igualdade. Eu náo consegui explicar pra ela o porque da necessidade das cotas raciais, mas eu juro, vou estudar e aprender a me comunicar com pessoas iguais a ela e tirarei deles esse tipo de opressão ideológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário